Conhecemos Claudia durante um dos cursos de Aromaterapia. Já durante as aulas era perceptível sua sensibilidade sobre os aromas e a capacidade de relacioná-los com o seu trabalho e suas experiências. Foi durante um café e outro, no início das aulas, que conhecemos sua história e vimos o quanto todo o seu percurso foi naturalmente se formando em sua vida e o quanto tudo isso lhe trouxe a unicidade como ser humano, profissional e mulher. As personas de Claudia – como as várias que todos nós temos – são coerentemente integradas em uma só pessoa feita de coração, conhecimento e fibra!

*****

AIDÉE Claudia, conte um pouco pra nós, como foi seu percurso pra se tornar uma nutricionista.

CLAUDIA LIMA Na verdade é até interessante falar em como me tornei nutricionista, pois a nutrição nunca tinha sido um sonho ou algo que almejasse para a minha vida profissional. Mas quando era consultora de viagens, num determinado momento da minha vida, senti vontade de fazer algo que cuidasse do corpo humano. Quando busquei, me deparei com os cursos de enfermagem, educação fisica, fisioterapia e nutrição… pensei, pensei e o que veio em meu coração?! Algo que eu pudesse fazer pelas pessoas na área da saúde e que pudesse promover algum benefício na vida antes de adoecer. Foi quando percebi que através do ato de se alimentar poderia proporcionar qualidade de vida! Decidi cursar, me formei em nutrição e fiz pós-graduação em nutrição funcional. Hoje posso dizer com toda certeza que escolhi a melhor profissão da qual amo, e que me fez conhecer uma grande gama de pessoas e profissionais maravilhosos do qual tenho orgulho em pertencer!

“Muito importante citar que a nutrição é capaz de nos proporcionar uma vida saudável com ausência de doença.”

AIDÉE Existe um mito sobre a profissão de um nutricionista, pois ele vai muito além de um simples cálculo de calorias ou obter informações sobre alimentação saudável. Como é esse trabalho?

CLAUDIA LIMA Sim, é isso mesmo! Claro que uma das nossas competências é a elaboração de cardápios, porém hoje estamos inseridos em várias áreas como estética, hospitais, alimentação do trabalhador, restaurantes, segurança alimentar, alimentação escolar, home care e principalmente promoção da saúde! Muito importante citar que a nutrição é capaz de nos proporcionar uma vida saudável com ausência de doença.

“Sempre podemos nos beneficiar com os alimentos para os tratamentos cosméticos”

AIDÉE Sua tese de graduação foi sobre o kefir de leite, que é um alimento probiótico. Existem outras formas de consumí-lo e se beneficiar de suas proriedades que não seja a ingestão? Por exemplo, e possível passar na pele, utilizar como máscara ou obter benefícios através de sabonetes?

CLAUDIA LIMA Sim! Sempre podemos nos beneficiar com os alimentos para os tratamentos cosméticos porém há uma gama enorme de probióticos que tem cepas específicas que podem auxiliar na hidratação, ou na maciez, ou em tratamentos dermatológicos, dependendo de sua necessidade. O kefir com toda certeza pode auxiliar em uma delas. Vale a pena consultar e experimentar!

“…se estivermos estressados, magoados, ansiosos, tristes haverá respostas do nosso corpo”

AIDÉE Recentemente você deu uma palestra sobre o tema “Nutrição Funcional: Uma abordagem integrativa corpo, mente e espírito”. Como a visão do ser humano como um todo pode influenciar na saúde e bem-estar de uma pessoa?

CLAUDIA LIMA A palestra que ministrei foi algo muito especial em que percebi o quanto é importante levarmos o conhecimento da nutrição para as pessoas, fugindo um pouco da regra de que nutrição é somente emagrecer, cuidar de doenças instaladas e contar calorias! Uma experiência incrivel! Acredito e enxergo o ser humano de forma integrativa sim!!! Podemos ter acesso aos melhores alimentos, ter uma alimentação equilibrada, evitar alimentos industrializados, etc. Tudo isso já é muito embasado e comprovado que faz bem à saúde, porém se estivermos estressados, magoados, ansiosos, tristes haverá respostas do nosso corpo. E nosso espírito também! Está tudo ligado… Do que adianta fazer tudo isso e não cuidar da mente e alma?! Nosso corpo com certeza irá reclamar… Precisamos nos olhar de uma forma mais amorosa para perceber o que o nosso corpo fala. O que ele reclama quando estamos com alguma dor ou algo está diferente. Sentir dor não é normal e quando ela aparece, ou percebemos algo diferente, pode ter certeza que não é só o alimento que ingerimos que está alterando o que estamos sentindo. Vai muito além… Sendo assim alimentar nosso corpo é importantissimo mas precisamos alimentar também nossa alma e mente!

AIDÉE Na palestra citou os vários aspectos que influenciam na saúde e bem-estar de uma pessoa. Isso se reflete também na pele? Por quê?

CLAUDIA LIMA Sim, a saúde da pele está intimamente ligada à boa alimentação. O que não podemos esquecer é de um fator muito importante para a pele que é a ingestão hídrica! Quando temos uma alimentação desequilibrada, com muitos alimentos industrializados, excesso de sal, açúcar e principalmente baixo consumo de água, nossa pele se ressente e fica mais áspera, com mais tendência a inflamações, espinhas, acnes e sem aquele brilho e aspecto saudáveis tão desejados.

“A pele é considerada o maior órgao do corpo humano e o mais pesado. Nos reveste por dentro e por fora! ”

AIDÉE Embora, muito do que se refira à pele, é conhecido como campo de um dermatologista, ela também se nutre do que passamos nela. Isso é verdade? Se sim, na sua visão, o que é importante considerarmos antes de adquirir qualquer produto cosmético?

CLAUDIA LIMAComo dito anteriormente sim, ela faz parte da máquina fantástica chamada corpo humano em que todas as peças são fundamentais! A pele é considerada o maior órgao do corpo humano e o mais pesado. Nos reveste por dentro e por fora! É fundamental ter carinho e cuidados com ela! Além de fazer a ingestão correta de minerais e vitaminas que são na maioria provinientes de vegetais, frutas e legumes é muito importante sabermos que tipo de pele temos, ler sobre os produtos que adquirimos, sua procedência e como foi elaborado. Nutrir a pele com produtos naturais, é um cuidado que ajuda a manter a saúde, o brilho e a nutrição que todos podemos ter pelo lado de fora! Quanto mais voltado para produtos minimamente processados e com a menor quantidade de conservantes, como produtos elaborados em laboratórios, tanto melhor! Pode ter certeza que teremos uma pele mais macia, viçosa e nutrida!

SERVIÇOS:

CLAUDIA LIMA, Nutricionista Funcional

CRN 37410

Cel.: (11) 96330-7492

Atendimento no Espaço Essência do Ser:

Rua Costa Aguiar 2.540, Ipiranga, São Paulo